Lesões na musculação

Compartilhe com os seus amigos!

Lesões na musculação

A prática da musculação como já sabemos, nos traz inúmeros benefícios, tanto quanto pra nossa auto estima, quanto para o principal, que é nossa saúde, porém, se não tomarmos os devidos cuidados e precauções, podemos nos prejudicar com alguns tipos de lesões, sendo das mais leves, a algumas que podem nos prejudicar seriamente.

Os riscos e os motivos das principais lesões na musculação

Como costumo dizer, a musculação é um excelente esporte, completo no sentido de beneficiar o praticante com diversos atributos tanto estéticos quanto em questão de saúde que provem de sua prática constante, porém, também é um esporte muito perigoso, se praticado de forma irresponsável, abusando dos excessos de peso e principalmente, sem o auxilio de um profissional capacitado para instrui-lo e acompanha-lo em seu treino.

Por se tratar de um esporte com cargas e trabalhar diretamente com a auto estima do praticante, não é difícil de vermos pelas academias por ai, acidentes envolvendo os praticantes que abusam do peso de acordo com sua estrutura corporal e acabaram se lesionando, até por fatores de usos de alguns estimulantes, como suplementos com base de cafeína, pelo fato da empolgação gerada, o praticante acaba achando que consegue pegar alguma carga acima da que está habituado a trabalhar, acarretando assim em algumas lesões.

Lesões na musculação

– Veja aqui 5 exemplos de lesões que a pratica incorreta de exercícios, com o excesso de carga e sem o devido acompanhamento poderá trazer:

Inflamações nas articulações
Tendinites
Estiramentos musculares
Lombalgia
Fraturas e luxações

Qualquer uma dessas e outras lesões durante o processo de evolução na musculação atrapalharia e retardaria efetivamente seus ganhos e resultados, então pra que se arriscar não é mesmo?

Como evitar

O que um praticante de musculação, principalmente aquele que está iniciando tem de ter em mente, é que você vai para a academia para melhorar o seu corpo e a sua saúde, isso é um processo gradativo, você começa aos poucos, é demorado, não é porque você chega na academia e tem alguém levantando uma carga pesada, que você também tem que ir lá e pegar aquele peso, você tem que respeitar os limites do seu corpo, antes de trabalhar os músculos, trabalhe o seu ego, faça por você, não para os outros.

Um outro ponto importante também e pouco observado, é que, independentemente da prática ao qual o praticante se propõe a fazer, a alimentação deve estar de acordo com a qual, sua capacidade de nutrientes e vitaminas, entre proteínas, carboidratos, ou seja, micros e macro nutrientes, tem de estarem de acordo para suprir as necessidades daquela prática, isso também ajudará a evitar lesões durante o treino.

Outra observação importante a se fazer, é que, já para treinos avançados, com sobrecargas, o uso de talas nas articulações, cinturões na região cintura, e proteções para punhos e tornozelos, podem ser de grande ajuda para evitar lesões, mas mais uma vez lembrando, para treinos e atletas já em nível avançado.

Tendo isso em mente, trabalhando juntamente com o apoio de um profissional e uma alimentação saudável e equilibrada tenho certeza que a evolução e os ganhos serão certos, como já dizia o velho ditado popular “A pressa é inimiga da perfeição”, isso se aplica perfeitamente ao nosso esporte, é um processo demorado, delicado, trabalhoso, mas extremamente satisfatório quando você começa a ver, que todo aquele esforço e dedicação está trazendo resultados, e é umas das melhores sensações possíveis dentro do esporte.


Aviso Importante: Consulte um Nutricionista e um Professor de Educação Física para Orientação Personalizada

No Dicas Maromba, incentivamos você a buscar a ajuda de profissionais especializados. Um nutricionista irá orientá-lo(a) em relação à alimentação adequada para apoiar seus treinos e alcançar seus objetivos. Já um professor de Educação Física irá desenvolver um programa de treinamento personalizado, levando em consideração sua condição física e metas específicas. Essa abordagem completa garantirá resultados melhores e evitará lesões. Priorize sua saúde e sucesso consultando esses profissionais. Estamos aqui para apoiá-lo(a) no Dicas Maromba.

Veja também:

Ele quebrou o braço competindo braço de ferro

!!!

Página inicial

Conheça também no site:

Saiba técnicas e alguns segredos para perder barriga rapidamente!

Não jogue seu dinheiro fora, conheça os suplementos que realmente funcionam de verdade

Aumente sua testosterona de forma natural com tribulus terrestris

Os 7 benefícios da musculação

Como potencializar seus ganhos dormindo melhor

Como tomar Creatina

Como tomar Whey protein

Informações sobre paradinhas

Dianabol

Já ouviu falar sobre o poder da Trembolona?

E o Turinabol?

Notícias aleatórias


Compartilhe com os seus amigos!

Junior Souza

Junior Souza é um entusiasta da musculação e um apaixonado por marketing digital. Como um dedicado pai de uma adorável menina, ele busca equilibrar sua vida familiar com sua paixão pela saúde e condicionamento físico. Junior também é um blogueiro experiente, compartilhando suas experiências, conhecimentos e dicas valiosas sobre musculação, marketing digital e paternidade em seu blog. Com seu entusiasmo contagiante e compromisso em ajudar os outros, Junior se esforça para inspirar e motivar seus leitores a alcançarem seus objetivos, seja no âmbito do fitness ou do empreendedorismo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *