Como fazer treino de HIIT

Compartilhe com os seus amigos!

Como fazer treino de HIIT

Como fazer treino de HIIT, Dicas para melhorar o condicionamento físico, Como fazer o treino de HIIT de forma correta, Dicas de tempo de treino, estratégias, execução e muito mais, Técnicas de hipertrofia.

HIIT, um misto de treinos

O HIIT é um treinamento de alta intensidade e curta duração, é um treinamento que as pessoas acham que ele é aeróbico, mas na verdade ele é uma atividade mista, mas sim, ela melhora muito a nossa capacidade cardiorrespiratória.

Talvez você já deve ter ouvido em algum lugar que dez minutos de HIIT equivale de quarenta á cinquenta minutos de aeróbico. Isso é verdade, mas tudo depende de como é feito.

Um treino de HIIT pode chegar algo a próximo do dobro do tempo, talvez o triplo. Dez minutos de HIIT bem feito pode equivaler a mais ou menos vinte ou trinta minutos de aeróbico, quarenta já é aquela coisa mais utópica.

o que é uma utopia?

É aquilo que a gente imagina mas no final das contas não existe, é apenas uma fantasia.

De qualquer forma é um bom exercício para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório e também o emagrecimento, mas pessoal, lembrem que o mais importante para o emagrecimento é a dieta.

Você precisa de dieta, mas claro que o exercício vai melhorar a queima de gordura, vai melhorar também o consumo de oxigênio, vai possibilitar a hipertrofia muscular.

Como fazer treino de HIIT

Agachamento

Se você não tem condicionamento para fazer um agachamento e ao realizar o exercício o seu coração faz você parar o exercício antes dos seus membros inferiores, isso significa que você não está treinando até a falha do membro inferior, você está treinando até a falha central, não periférica, hipertrofia menor. Então o HIIT pode te ajudar na hipertrofia muscular indiretamente.

E aquela história de manter a taxa metabólica basal mais alta por mais tempo, isso acontece?… Acontece, isso é chamado de epoc, (super utilização de oxigênio pós exercício físico). Então quando você dá um o seu máximo e você sente aquele calor, esse calorão é a termogênese. Termo – calor, gênico – geração, geração de calor a partir de calorias. Então sim, o HIIT aumenta o nosso epoc, e assim como toda atividade física também reduz pressão arterial, e isso é muito bom para a manutenção da saúde.

Estratégias no HIIT

No HIIT a gente tem diversas aplicações. Existe o 777, onde a pessoa faz sete minutos de aquecimento. Então, por exemplo, uma caminhada acelerada para você que está um pouco mais leve, um pequeno trote, cento e vinte á cento e trinta batimentos por minuto, sete minutinhos, e aí depois você dá o seu máximo.

Você pode fazer trinta segundos no seu limite, você vai correr até a bola dos olhos saltar para fora, e depois trinta segundos parado. Depois faça mais sete tiros, dê mais sete minutos, e depois você faz sete minutos de esfriamento, que é de novo uma caminhada acelerada, mais ou menos cento e vinte batimentos por minuto.

Existe um outro modelo onde você pode fazer vinte minutos de aeróbico constante, ou você pode fazer metade do tempo com um minuto no seu máximo, e um minuto lentamente, não parado tá? Então um minuto no máximo, e depois um minuto dando uma caminhada de leve, com isso você vai levar a tua frequência cardíaca até a exaustão, quando chegar na exaustão você vai reduzir mas não para entrar em repouso, e sim vai ficar ali entre cem á cento e vinte batimentos por minuto, e aí você daqui a pouco toma de novo.

Fazendo cinco tiros, você vai ter cinco minutos fazendo, e cinco minutos caminhando. Quanto mais você aumentar o tempo que você faz desse tiro, por exemplo, no primeiro modelo a gente fez um tiro de vinte segundos, no segundo modelo a gente fez um tiro de um minuto. O tiro de um minuto ele vai trabalhar mais o nosso cardiorrespiratório, então caso você queira melhorar o cardiorrespiratório, você pode fazer tiros um pouco maiores porque serão melhores.

Melhorando o sistema cardiorrespiratório

Eu quero melhor muito meu sistema cardiorrespiratório, então eu posso fazer um tiro de dois minutos por um minuto de intervalo, só que você tem que lembrar que quanto mais intenso for, mais dor muscular tardia você vai sentir, e isso é normal.

Às vezes você vai fazer um aeróbico e você não fica dolorido, no HIIT no começo você vai ficar, então tenta fazer tiros menores no começo para que a dor muscular tardia no outro dia não atrapalhe de você repetir a atividade…

Posso fazer esteira, bicicleta, elíptico, eu posso fazer um circuitinho? talvez, polichinelo, agachamento livre sem peso?… Pode sim! A ideia do HIIT é o que?

Escolha o que mais te agrada, por exemplo: Um minuto descendo a dando o máximo, e um minuto lentamente para recuperação. Esse um minuto dando seu máximo pode ser qualquer coisa. Então pode adicionar um polichinelo, o mais rápido possível, depois você fica um minuto caminhando, volta e faz polichinelo…

Imagina você fazendo isso na rua do seu bairro, que maravilha kkk, os seus vizinhos vão achar você é um maluco. Então, procure um lugar adequado para isso… Mas o que eu quero dizer é que você pode utilizar qualquer exercício desde que envolva o corpo inteiro.

Você não vai fazer um HIIT com rosca direta e rosca testa e depois você vai caminhar, porque assim você não vai conseguir subir a frequência cardíaca, porque é musculatura pequena, então tem que ser exercícios complexos e compostos.

Eu tenho risco de cair em overtraining e perder massa muscular fazendo HIIT?

Esse risco existe sim, mas ao que tudo indica, se você não exagerar, e quando eu falo exagerar é você querer fazer mais de uma hora de HIIT por dia, e aí você faz mais um treino de uma hora em déficit calórico estando 100% natural, isso realmente é algo bastante agressor.

Mas, se você faz um treino de musculação, e faz vinte minutinhos de HIIT, não se preocupe, você não vai perder massa muscular por causa disso, e se perder o erro está na sua dieta.

Quando se finaliza um exercício, tem pessoas que gostam de esperar meia hora para se alimentar porque continua a queima de gordura, mesmo após o termino do treino, porém, isso não é relevante. Se você comer logo que terminar ou meia hora depois, não vai mudar nem para perda de gordura, nem para o ganho de massa muscular.

Conclusão

O treino HIIT é um método de exercícios que combina explosões curtas e intensas de atividade com intervalos de descanso. Ele é eficaz para melhorar a aptidão cardiovascular, queimar calorias e aumentar a resistência. O treino HIIT pode ser adaptado a diferentes níveis de condicionamento físico, mas requer orientação profissional para evitar lesões. É uma abordagem eficiente para alcançar resultados em um curto período de tempo, mas deve ser praticado com moderação e atenção à técnica correta.

Aviso Importante: Consulte um Professor de Educação Física para Orientação Personalizada

Agradecemos por ler nosso post no site Dicas Maromba! Para obter orientações personalizadas e adequadas ao seu caso específico, recomendamos que você procure um professor de Educação Física qualificado. Um profissional especializado poderá oferecer um plano de treinamento adequado às suas necessidades individuais, levando em consideração seu histórico médico, objetivos e nível de condicionamento físico. Lembre-se de que a segurança e o progresso efetivo dependem de uma abordagem personalizada. Não hesite em buscar a orientação profissional para maximizar seus resultados e garantir um treinamento seguro e eficaz.

Página inicial

Conheça também no site:

Saiba técnicas e alguns segredos para perder barriga rapidamente!

Não jogue seu dinheiro fora, conheça os suplementos que realmente funcionam de verdade

Aumente sua testosterona de forma natural com tribulus terrestris

Os 7 benefícios da musculação

Como potencializar seus ganhos dormindo melhor

Como tomar Creatina

Como tomar Whey protein

Informações sobre paradinhas

Dianabol

Já ouviu falar sobre o poder da Trembolona?

E o Turinabol?

Notícias aleatórias


Compartilhe com os seus amigos!

Junior Souza

Junior Souza é um entusiasta da musculação e um apaixonado por marketing digital. Como um dedicado pai de uma adorável menina, ele busca equilibrar sua vida familiar com sua paixão pela saúde e condicionamento físico. Junior também é um blogueiro experiente, compartilhando suas experiências, conhecimentos e dicas valiosas sobre musculação, marketing digital e paternidade em seu blog. Com seu entusiasmo contagiante e compromisso em ajudar os outros, Junior se esforça para inspirar e motivar seus leitores a alcançarem seus objetivos, seja no âmbito do fitness ou do empreendedorismo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *